(62) 3218-2231 / (62) 3218-2640 / (62) 98312-0104

Paisagismo Goiânia Cantinho 3

O Uso das Flores Anuais do Paisagismo

  1. Home
  2. Dicas
  3. O Uso das Flores Anuais do Paisagismo

Muitos profissionais utilizam com sucesso as flores anuais em seus projetos e jardins, visando diversificar as cores, enriquecer e valorizar suas obras. Acreditando na importância dessas espécies no paisagismo em geral, damos a seguir algumas dicas para seu uso adequado:

Preparo do solo

Tão importante quanto a parte química do solo é sua estrutura física. Mantenha-o com uma aeração adequada para evitar encharcamento e use matéria orgânica estabilizada e sem invasoras, na quantidade mínima de 10% do volume total. O ph deve ficar entre 5,5 e 6,5.

Escolha das espécies

Jamais use espécies inadequadas à sua região. Plantar amor-perfeito em regiões quentes e no verão, por exemplo, é forçar a natureza. E sempre que vamos contra a natureza os resultados são catastróficos. Devemos lembrar também que flores anuais necessitam, em maior ou menor intensidade, da luz solar direta. Caso não conheça a espécie a ser usada, solicite informações ao seu fornecedor de mudas.

Ponto da muda

Para plantar uma muda no jardim, ela deve estar no ponto certo, ou seja, com boa estrutura vegetativa e início de abotoamento. Se plantada muito nova, o risco de perda da muda é grande. Se plantada muito florida, ela não atingirá todo seu potencial florífero e terá pouca durabilidade.

Plantio

Obedeça ao espaçamento adequado. Muitos acreditam que se plantarem as mudas mais adensadas terão resultados mais rápidos. Isso é um erro, pois a planta não atingirá todo seu potencial com falta de espaço. De forma geral, use o espaçamento 25X25cm até 30X30cm. Plante a muda até o nível do substrato do saquinho, sem enterrá-la.

Irrigação

Logo após o plantio, irrigue generosamente, sem encharcar. No geral, prefira irrigações matinais, mais freqüentes e em menor volume por vez, evitando problemas fisiológicos e sanitários.

Adubações

Em geral usar adubação de plantio com NPK na dosagem de até 100g por metro quadrado da fórmula NPK 10,10:10.

Existe a possibilidade de utilização de adubos de liberação lenta ou controlada, que fornecem nutrientes em doses corretas e por todo o período de vida da planta. Para anuais, use adubos de boa qualidade que liberem nutrientes de três a seis meses.

Com o uso correto de anuais, você poderá ter canteiros floridos por 120 a 180 dias, em média. Além disso, seu jardim apresentará uma variação de cores que nenhuma outra planta oferece.

Lembre-se, o uso de uma muda com qualidade é muito importante, mas não é tudo. Deixe seu cliente satisfeito, saiba plantar e fazer a manutenção do jardim.